Símbolo da Inglaterra, tradicional fish and chips sofre adaptações em São Paulo.

Ele pode ser devorado nas ruas de Belfast, deglutido com cerveja nos pubs de Londres e apreciado com vinho branco em restaurantes de Glasgow. Sem preconceitos, o fish and chips festeja simbólicos 150 anos mantendo a fama de mais significativo e democrático prato britânico. E é em receitas diversas, adaptações mais ou menos fiéis à tradição, que ele é encontrado em São Paulo.

Na cidade, o filé de peixe branco empanado servido com batatas fritas cortadas em fatias grossas e molho tártaro normalmente apresenta-se nos cardápios dos pubs locais, disputando espaço com hambúrgueres, petiscos "tex-mex" e nacionais.

Recentemente, ele ganhou destaque em dois novos espaços: o bar The London Pub, na Bela Vista, e o restaurante de comida inglesa Bristol Tavern, em Perdizes. Ambos abertos por representantes britânicos.



Foi na metade do século 19 que o fish and chips se tornou popular da forma como é conhecido hoje. Adaptado da culinária judaica, ele surgiu na classe operária com o desenvolvimento da indústria pesqueira no Mar do Norte.

"Os nobres compravam os peixes grandes, mas dentro das redes vinham também os menores. Os pescadores começaram a pegar esses peixes pequenos para comer", conta o neto de escoceses Andy Beeby, proprietário do Beeby's Gourmet, do Centro Britânico Brasileiro.

Inicialmente comida de rua, ele era vendido embrulhado em jornal velho para manter seu baixo custo. Esse costume, mantido até meados da década de 1980, foi abandonado por questões sanitárias. "Hoje se usa um papel que absorve melhor e que é embrulhado depois em um plástico", diz Beeby.

Quando passou a ser opção em restaurantes, o prato foi incrementado com purê de ervilhas e molho tártaro e seu preço subiu. Agora há opções para todos os bolsos, mas nem todas são garantia de uma boa experiência.

"A Inglaterra é o lar do fish and chips, mas mesmo lá tem muitos pratos horríveis, feitos com peixe ruim, óleo velho", critica Ryk Preen. "Não se pode ser bom e barato ao mesmo tempo. Para fazer boa comida, é preciso bons ingredientes e isso custa."

O melhor fish and chips de 2010, eleito pela principal organização da indústria pesqueira do Reino Unido, é vendido em Glasgow e, sem acompanhamentos, custa R$ 12. No Bristol Tavern, o prato sai por R$ 40. Uma ótima pedida que harmonizará com esse prato é um Chardonnet chileno, eu recomendo o Veo Grande da Errazuriz Ovalle.

THE BRISTOL TAVERN
R. Min. Gastão Mesquita, 234, tel. (11) 2361-3033

THE LONDON PUB
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 1.164, tel. (11) 2533-2596

Por: Juliana Zambelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário