Loridos Vintage 2006, espumante da Quinta dos Loridos.

Situada no coração da região demarcada de òbidus, no oeste de Portugal, hoje denominada de Lisboa, a saga da Quinta do Loridos remonta ao século XV. Suas terras pertenceram ao histórico Mosteiro de Alcobaça e foram adquiridas em 1989 pela empresa J.P. Vinhos e, a seguir, pela Bacalhôa, uma das maiores produtoras de vinhos da Europa. Para a elaboração de seus espumantes, a antiga adega, em que se destaca um lagar com uma antiga prensa de “vara”, foi modernizada com uma cave de última geração visando à máxima qualidade de seus rótulos borbulhantes. Todos os espumantes Loridos são elaborados pelo método clássico, champenoise.

A Quinta dos Loridos é um lugar único, onde a tranqüilidade e o contato direto com a natureza assumem um papel especial. A beleza e imponência do Solar dos Loridos sobressae-se no meio de terras de vinhedos onde a tradição ainda perdura. Além dos vinhedos, o espaço circundante complementa o cenário com pomares e o Jardim Buddha Éden, uma mistura de jardim oriental e jardim paisagista.

Espumante Loridos Vintage um dos destaques dessa vinícola é produzido a partir de uvas das castas Castelão (tinta) e Arinto (brancas), vindimadas na Quinta dos Loridos. O vinho base é constituído por 75% de vinho branco de tintas (Blanc de Noir) e 25% de vinho branco (Blanc de Blanc). As uvas fermentam separadamente, parcialmente em meias-pipas de carvalho usadas, sendo os vinhos elementares loteados para fazer o "cuvée" e engarrafados na Primavera seguinte adicionando-se leveduras e "liqueur de tirage". As garrafas estagiam nas caves em contato com as leveduras (sur lies), seguida da remuagem manual em cavaletes (pupitres) e finalmente o "degorgement" sem adição de licor de expedição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário