Promoção de Chiantis na WineStore.

A Wine Store (www.winestore.com.br) está com uma boa promoção dos famosos vinhos italianos. Vale conferir!


Há uma lenda interessante envolvendo os vinhos Chianti: Em meados do século XVII, as disputas políticas envolvendo as cidades de Siena e Firenze (Florença) quanto à extensão territorial de cada uma alcançaram também a denominação dos vinhos Chianti. A fim de resolver essa questão, foi proposta a realização de uma prova para a delimitação das fronteiras.

A prova, uma corrida, envolveria um cavaleiro de cada cidade que deveria sair em direção à outra assim que o galo cantasse na alvorada. A fronteira seria o ponto onde eles se encontrassem. Acertado isso, o povo de Siena elegeu um galo bonito, jovem, bem nutrido para cantar na alvorada enquanto que o povo de Firenze escolheu um galo negro, magro e mal alimentado. É claro que o galo de Firenze acordou mais cedo, pois tinha fome, e cantou antes do galo de Siena fazendo com o que o cavaleiro de Firenze tivesse boa vantagem. Essa vantagem fez com que os cavaleiros se encontrassem já bem perto de Siena e, como consequencia, a cidade de Firenze conquistou um território maior que a vizinha. Dizem que essa disputa também levou para Firenze a exclusividade do nome Chianti que é representada nas garrafas por um galo negro.

2 comentários:

  1. Caro amigo

    encontrei o seu blog por acaso e fiquei agradavelmente surpreso com as suas sugestões para um país que não é um habitual consumidor de vinho. Fico no entanto com alguma pena de não dar um maior enfase aos vinhos de produção portuguesa. Como português que sou e apreciador de bom vinho, sugiro-lhe que recomende alguns vinhos portugueses. Portugal é um país rico em vinhos para todos os gostos e paladares, desde o leve e frutado vinho verde do norte do país até aos encorpados e aromatizados vinhos do alentejo, não menosprezando todos os outros claro! Sugiro-lhe que faça uma recolha de os vinhos portugueses disponiveis no mercado brasileiro. Terei todo o gosto em sugerir-lhe os melhores se assim o desejar para posterior degustação. Cumprimentos do outro lado do atlântico


    Luís Coutinho

    ResponderExcluir
  2. Luis, obrigado pela visita ao blog!
    Gostaria muito de receber suas indicações de vinhos portugueses, que na minha opinião são excelentes!
    Vc tem algum e-mail que possamos nos corresponder?
    Abraço

    Silas Adams Sequetin

    ResponderExcluir