Viagem pelas curiosidades do vinho.

Continuando o comentário sobre alguns livros interessantes sobre vinhos que já li, segue um que merece destaque especial, "110 Curiosidades sobre o mundo dos vinhos" de Euclides Penedo Borges.

Uma das coisas que o engenheiro civil Euclides Penedo Borges, 65, lembra de seu estágio na usina alemã Thyssen, 37 anos atrás, foi o dia em que recebeu o convite de um ex-militar na campanha contra a Rússia, na época, um dos proprietários da usina, para degustar comparativamente alguns vinhos de sua adega. “Eu só conhecia vinhos brasileiros simples. Não entendia nada deste mundo”, diz ele, que aceitou o convite, teve uma aula de tops alemães e iniciou uma coleção de rótulos de garrafa.

Ex-superintendente financeiro da Companhia Siderúrgica Vale do Rio Doce, Euclides passou a se dedicar inteiramente ao mundo do vinho depois de se aposentar, especializou-se em vinhos da Califórnia, do Rhône e, é claro, da Alemanha, encheu 10 álbuns com quase mil rótulos e publicou dois livros. Um deles, 110 Curiosidades sobre o Mundo dos Vinhos – Noite Adentro com Aromas e Sabores (Mauad, 136 págs., R$ 32), trata-se de uma coletânea, revista e atualizada, de artigos de sua coluna “Curiosidades Enológicas”, publicados no informativo da Associação Brasileira de Sommeliers desde 1995. “A idéia era fazer um livro de leitura fácil para pessoas que não são enófilas e querem conhecer um pouco mais sobre vinhos”, diz ele, que teve a coleção de rótulos prejudicada nos últimos anos. “Antigamente era só colocar a garrafa na água e o rótulo saía. Agora quase todos são auto-adesivos e se rasgam quando tento tirá-los”, lamenta Euclides, que tem como preferência pessoal os vinhos italianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário