A necessidade de se decantar um vinho.

Quando se conclui todo o processo de vinificação e eventual estágio em barricas de carvalho, o vinho é engarrafado e pode permanecer curtos ou longos períodos na garrafa antes de ser aberto, de acordo com o seu tipo.

Como ficou em ambiente fechado (a garrafa) ele precisa de oxigênio para revelar seus aromas mais delicados. Existe um consenso de que só tirando a rolha e deixando o vinho na sua garrafa original, a superfície em contato com o ar é muito pequena e, portanto insuficiente para oxigenar toda a bebida. É recomendado transferir o vinho para um decanter para que durante essa transferência todo o liquido tenha contato com o ar.

Vinhos mais encorpados, como por exemplo, grandes Bordeaux, Brunellos e Barolos, precisam de mais oxigênio e ficam melhores se forem transferidos certo tempo antes. Vinhos tintos mais leves podem ser servidos logo em seguida. Vinhos mais velhos, próximos do seu apogeu, às vezes não aguentam longa exposição e não devem aguardar para serem consumidos. Devem sim ser decantados para separar o liquido do depósito que se forma no fundo da garrafa e serem servidos.

Fonte: Luis Henrique Schmitt

Nenhum comentário:

Postar um comentário