Les Bateaux Syrah 2007.

Na Idade Média, os povos que ocupavam o território da França atual tinham duas maneiras de dizer "sim": os do norte diziam "oïl" e os do sul diziam "oc". Dessa forma, o norte era conhecido como a terra da Língua do Oïl e, o sul, a terra da Língua do Oc ("Langue d'Oc"). Esse segundo nome persistiu e o território mediterrâneo entre Perpignan e Montpellier, no sul da França, incluindo Narbonne e Carcassone, é até hoje denominado Languedoc.

Languedoc-Roussillon é uma região pouco encontrada em livros e artigos sobre vinhos, especialmente dos autores e enófilos nacionais. Sinal de pouco prestigio? Talvez, mas trata-se de um grande engano de quem esquece esta região francesa que produz belos e saborosos vinhos por uma fração do preço das famosas regiões produtoras, que nem sempre entregam o que prometem.

A relação Qualidade x Preço x Satisfação dos vinhos dessa região são muito boas! Um bom exemplo disso é o Le Bateaux Syrah 2007 (Zahil), Best buy da revista americana Wine Spectator, com preços em torno de R$ 40,00.

Les Bateaux Syrah é considerado um Vin de Pays d’Oc, ou seja, possui a demarcação mais simples controlada pelas instituições francesas. No caso específico dos vinhos dos irmãos Lurton, isso significa qualidade com preço reduzido, pois o vinho é muito bom! Desde 1988 na região do Languedoc, os irmãos franceses já possuem terras na Espanha, Argentina e Chile, além de trabalhar em sociedade com importantes produtores locais na Austrália e no Uruguai.

Um comentário:

  1. Comprei esse vinho ontem e realmente ele é muito bom. Um dos melhores custos x benefícios das importadoras brasileiras. Bela dica.
    Abs

    ResponderExcluir