Castaño Monastrell 2007

O vinho espanhol não se restringe à denominação de origem Rioja e à Tempranillo, a uva Monastrell ocupa cerca de 1.000Km2 dos vinhedos espanhóis. Adapta-se a região seca de La Mancha. A casca grossa das pequenas uvas são responsáveis pelo gosto doce, riqueza em tanino e álcool, cor escura e pouco ácido dos vinhos produzidos a partir dessa uva, que serve à produção de vinhos sem misturas. O ácido pode ser obtido pelo corte com o Bobal. Monastrell não é idêntico ao francês Mourvèdre, conforme resultado de análise genética.

Um vinho bastante interessante 100% de Monastrell é o Castaño Monastrell que é procedente de uma seleção dessa uva de vinhedos próprios. Na sua elaboração se combinaram os sistemas de maceração carbônica e tradicional, de onde cada um aporta as suas características aromáticas e estruturais que os distinguem. Cor rubi com reflexos violáceos, aroma frutado intenso, em destaque a framboesa, toques herbáceos. Corpo médio, taninos presentes e com um bom final.

Degustei poucos vinhos dessa casta, suas características marcantes restringem as possibilidades na harmonização, sem dúvida vai bem com carne vermelha, mas para mim para por aí. Gosto muito de experimentar o que conheço pouco, degustar um vinho diferente como esse é sempre interessante. Gostei desse vinho, seu preço está em torno de R$ 45,00, um pouco caro para o que ele oferece, mas como eu disse, valeu para matar a curiosidade!

Um comentário:

  1. Mas sem dúvida alguma é uma casta muito interessante.O que me incomoda um pouco é a acidez baixa. MAs trata-se de uma casta com vocação gastronômica. Gosto muito dos vinhos da região de Jumilla feitos com esta casta.

    Um abraço Peter

    ResponderExcluir