Cardioproteção do vinho tinto e também do branco!

Os franceses têm uma alimentação rica em gorduras e colesterol que teoricamente aumentaria o risco de doenças coronarianas. Entretanto as estatísticas mostram que o índice de mortalidade por infarto do miocárdio na França é dos mais baixos da Europa e do mundo, esse dado ocorre devido à ingestão moderada de álcool, principalmente na forma de vinho tinto. É o chamado "Paradoxo Francês".

Os autores, de vários trabalhos científicos, mostram que a ingestão leve ou moderada de vinho tinto leva à diminuição em jejum dos níveis de homocisteina, no sangue. O que é homocisteina? É um aminoácido (produzido após a digestão de carnes ou laticínios), que em excesso no sangue, provoca aumento do risco de coágulos e entupimento das artérias, além de contribuir para a formação de depósitos de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, aumentando sua rigidez e dando origem à chamada aterosclerose, isso, no futuro, poderá provocar infarto do coração e derrame cerebral.

Da mesma forma que o colesterol alto, o nível de homocisteina elevado no sangue aumenta o risco de doenças coronarianas (do coração), podendo evoluir, inclusive para o infarto, até mesmo em pessoas jovens. O vinho tinto tem a capacidade diminuir homocisteína porque contém compostos fenólicos com atividade antioxidante.

É sabido que o paradoxo francês está relacionado com o consumo de vinho tinto e não de outras variedades de vinhos, incluindo o vinho branco ou champanhe. J.I Dudley e colaboradores cardiologistas da Universidade de Connecticut, em estudo recente mostraram que o vinho branco também poderia ser tão cardioprotetor como vinho tinto. O presente estudo compara as habilidades cardioprotetoras do vinho tinto, do vinho branco, e das suas principais propriedades cardioprotetoras. Vinho tinto e o seu constituinte resveratrol e vinho branco e seus componentes tirosol e hidroxitirosol, apresentaram diferentes graus de cardioproteção, evidenciados por suas capacidades para melhorar o desempenho cardíaco após o infarto.

Descobriu-se neste estudo que, embora cada um dos vinhos e seus componentes aumentam suas ações no sangue, também agem dentro das células do músculo cardíaco por suas atividades enzimáticas. Os resultados sugerem que o vinho branco pode fornecer cardioproteção semelhante ao vinho tinto, se for rico em tirosol e hidroxitirosol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário