Bacalhau à mesa. Qual vinho escolho?

As longas viagens pelo Oceano Atlântico duravam mais de três meses e após diversas tentativas feitas com os peixes da costa local os portugueses encontraram o bacalhau perto do Oceano Ártico, sendo este adaptado à necessidade da época que foi descoberto, era conhecido como produto de fácil conservação, devido ao seu sal.
O Bacalhau pode harmonizar desde um vinho branco verde, passando por rosados frutados e jovens e tintos com uma potência razoável. Para acompanhar um tradicional prato português, à mesa o tradicional vinho português – Douro, Entre- Douro, Dão, Alentejo e Minho.

Mas quando servir um vinho tinto mais encorpado ou um vinho verde levemente refrescante?

Esta pergunta deve ser feita diretamente ao bacalhau, ou melhor, ao “chefe de cozinha” que esta preparando o prato. O mais importante na hora de harmonizarmos um prato com o vinho, é sabermos a forma como este prato é elaborado, qual o seu método de cocção e quais os ingredientes determinantes para a estrutura do prato.
Se prepararmos um Bacalhau às Natas (azeite, cebola, creme de leite, batata palito), por exemplo, os ingredientes primordiais, azeite e creme de leite, dão o toque leve ao prato, pedindo um vinho da mesma forma, refrescante e leve como um Vinho Verde, ou podemos variar com um vinho rosado do novo mundo. Agora se for uma bacalhoada com bastante cebola, tomate, azeitona e bastante azeite, podemos harmonizar com vinhos tintos mais encorpados do Alentejo, Dão, Douro.
O importante é que a estrutura, untuosidade do prato combine com o corpo do vinho e que este vinho agrade ao seu paladar.

Dica retirada do blog do Rei do Whiskys.

6 comentários:

  1. Gosto muito de bacalhau com um vinho verde de elite, como os da casta Loureiro, gosto muito do Muros Antigos de Anselmo Mendes, vendido pela Decanter,por R$ 40,00

    abs alemdovinho

    ResponderExcluir
  2. Show de bola!!!
    Abraço
    Mário

    ResponderExcluir
  3. Grande dica!
    Também gosto do Muros Antigos, lembro de ter lido um post sobre ele em seu blog.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. E tem mesmo é da casta Loureiro que gosto muito, mais delicada e aromática que a Albarinho e da lavra de um dos grandes enólogos do Minho

    Um abraço Peter(alemdovinho)

    ResponderExcluir
  5. Boa rubrica, interessantes sugestões.
    Mas a combinação de Douros com bacalhau deve ser feita com cuidado... Em nossa casa, um alentejano mais velho (5-10 anos) combina na perfeição com bacalhau "com todos!"

    Diassjr

    ResponderExcluir
  6. Até concordo, um alentejano vai bem mesmo, precisamos apenas lembrar que o foco do blog são vinhos bons e baratos, um alentejano mais velho tem um custo acima da proposta do blog, desa forma levando em consideração o custo talvez um douro harmonize melhor!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir