Vinho chileno, 460 anos de história.


As uvas de vinho (Vitis vinifera) chegaram pela primeira vez nas Américas com os missionários espanhóis. Apesar das videiras terem sido plantadas em outras áreas da região, uma terra apropriada para a produção de uvas boas para o vinho só foi encontrada quando as videiras chegaram ao Chile na metade do século 16. Os primeiros vinhedos chilenos foram plantados com a uva espanhola País, a qual é parecida com a uva Missão da California.

As viagens que cruzavam o Atlântico do século 19 facilitaram um intercâmbio internacional. Os chilenos de melhor situação econômica que viajavam para a Europa voltavam com novos hábitos (principalmente franceses), comidas, arquitetura e videiras. Novos vinhedos foram plantados com uma nobre variedade francesa, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Carmenere, Sauvignon Blanc, e Semillon. Regiões vinícolas próximas da capital como Maipo, Rapel e Aconcágua floresceram.

O surto devastador da filoxera que causou uma grande crise na Europa teve seus benefícios para o Chile, o qual nunca foi atingido pelo inseto. Os produtores de vinho europeus que perderam seus vinhedos em suas terras natais migraram para o Novo Mundo e contribuíram para a expansão da cultura em desenvolvimento do Chile.

O mais recente boom internacional do vinho na década de 90 colocou o Chile mais uma vez sob a luz dos holofotes pelos seus vinhos de excelente qualidade e preços acessíveis. Com o aumento do interesse no produto, o Chile expandiu seus vinhedos e fez uma nova descoberta. Em 1994, a variedade Bordeaux Carmenere foi encontrada escondida entre os vinhedos de Merlot. Tal variedade tinha sido dada como perdida com o surto da filoxera. No entanto, ela estava sã e salva e bem escondida nos vinhedos chilenos de Merlot, pois tinha chegado ao Chile antes da praga.

Os vinhos chilenos já passaram por muita coisa em 460 anos. As adegas têm incorporado tecnologia de ponta e muita exploração de novos e antigos terrenos permitiram aos produtores combinar a variedade de uvas com seus melhores ambientes. As videiras agora são plantadas desde o Valle do Elqui no norte a Malleco no sul, com experimentos acontecendo bem mais longe ao sul. Os vinhedos subiram até as Cordilheiras dos Andes e chegaram bem mais perto do mar, produzindo assim um grande leque de variedades em qualidade fina, vinhos únicos que falam de suas origens como apenas poucos vinhos no mundo podem falar.

Apesar dos quase 500 anos de herança na produção de vinhos, a indústria do vinho chilena é fresca, jovem e está evoluindo acentuadamente para atender ás necessidades dos atuais mercados internacionais que são cada vez mais exigentes. Os vinhos chilenos agora estão disponíveis em mais de 90 países em 5 continentes, e as vendas continuam crescendo positivamente nos tempos apertados de hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário