Conversa 2007 da Niepoort, um típico Douro.

O Douro localiza-se no Nordeste de Portugal, rodeado pelas serras do Marão e de Montemuro. A maioria das plantações é feita em socalcos, talhados nas encostas dos vales ao longo do rio Douro e seus afluentes. Os solos são essencialmente de xisto e em algumas zonas, também graníticos. Embora particularmente difíceis de trabalhar, estes solos são benéficos para a longevidade das vinhas e permitem mostos concentrados de açúcar e cor. A cultura da vinha na região remonta à ocupação romana, mas foi no século XVII que o Vinho do Porto teve grande expansão, originando o Tratado de Methwen entre Portugal e a Inglaterra, com vista à sua exportação. As vinhas do Douro criam uma paisagem magnífica reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade desde 2001.

Produzido pela Niepoort, vinícola tradicional do Douro, o Conversa 2007 é uma criação de Dirk Niepoort, elaborado com as uvas típicas da região; Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Amarela e Tinto Cão. Sendo 20% do vinho maturado em barricas de carvalho francês por 12 meses. O Conversa tem cor rubi brilhante, aroma de frutas vermelhas, notas de baunilha e um toque de pimenta. Vinho complexo, com boa estrutura, taninos muito macios e um longo final.

O rótulo do Conversa é uma atração à parte, apresenta uma simpática história em quadrinhos que dá um atrativo extra a esse vinho que é muito agradável.Harmoniza muito bem com carnes brancas e também com massas com molho branco. Seu preço está em torno de R$ 54,00, um pouquinho acima da proposta do blog, mas por se tratar de um vinho muito especial vale seu post aqui!

2 comentários:

  1. Olá, Silas!

    Qual importadora traz este vinho para o Brasil?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Alexandre, por algum problema não consegui publicar seu cometário, mas segue aqui a resposta a sua pergunta.
    A importadora desse vinho é a Mistral, segue o link:
    www.mistral.com.br/product.aspx?idproduct=19266

    Abraço

    ResponderExcluir