União Européia diz não ao vinho orgânico.

A União Européia rejeitou a proposta de criar uma categoria de vinho biológico, apesar do regulamento ser considerado "urgente".

Produtores de "vinhos orgânicos" na Europa podem declarar se o vinho é feito a partir de uvas cultivadas organicamente, mas os políticos têm discutindo a introdução de uma categoria de vinho orgânico.

Copa-Cogeca, que representa 11 milhões de agricultores europeus e 40 mil cooperativas, criticou a União Européia pela rejeição da proposta. Seu secretário-geral Pekka Pesonen, disse: "Estou realmente desapontado com o movimento. A legislação da UE sobre vinhos orgânicos é urgentemente necessária a fim de harmonizar as regras sobre o vinho orgânico no âmbito da UE e para desenvolver o mercado para este produto, especialmente diante de sua crescente demanda".

A proposta considera um limite inferior para os sulfitos, menos aditivos permitidos, e a proibição de cinco técnicas de vinificação, como o "spinning cone", processo de destilação que remove álcool do vinho. O Comissário da UE para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, Dacian Ciolos, retirou o projeto de proposta, mas acrescentou: "Nossa esperança é que a Comissão possa voltar a estas propostas no futuro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário