Pata Negra Gran Reserva, um Tempranillo muito bom!

Para mim a Tempranillo é a segunda casta que mais aprecio, atrás apenas da Cabernet Sauvignon. São com essas duas castas que encontrei os melhores “vinhos bons e baratos” que conheço.

A Tempranillo é a grande uva ibérica, encontrada principalmente na Espanha e em Portugal, países onde recebe vários nomes diferentes e produz vinhos maravilhosos. Ela é a principal responsável pelos grandes tintos da Rioja, Ribera del Duero e Toro, entre outras regiões espanholas, em Portugal é bastante presente no Douro, onde é chamada de Tinta Roriz e no Alentejo com o nome de Aragonês. Produz tintos encorpados e de boa estrutura, muito saborosos, perfeitos para envelhecimento em carvalho, com coloração intensa, um ótimo aroma e retrogosto bastante longo (fonte: Mistral).

Um grande exemplo dessa uva é sem dúvida o Pata Negra Gran Reserva da Bodegas Los Llanos. Esse vinho apresenta cor rubi intensa com reflexos vermelho tijolo, o aroma é dominado principalmente pelas frutas vermelhas e notas marcantes de madeira, acidez perfeita, taninos maduros, muito bem equilibrado e sedoso com um final de boca prolongado.

Sem dúvida um vinho muito especial, já o servi e várias reuniões de amigos e sempre o resultado foi de muitos elogios, ele harmoniza muito bem com diversos tipos de queijos e também com frios a base de carne, como o presunto Parma, o pastrami, salame entre outros, ou seja, quer fazer bonito em uma reunião de amigos, vai de Pata Negra Gran Reserva que não terá erro!

Encontrei essa garrafa em oferta no Pão de Açúcar por R$ 42,00, mas seu preço médio por aí é R$ 49,00, sem dúvida um grande exemplo de “vinho bom e barato”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário