RAR Cabernet Sauvignon/Merlot 2004 da Miolo, um vinho potente.

O RAR da Miolo é um vinho elaborado com uvas Cabernet Sauvignon e Merlot, cultivadas em vinhedos localizados na região dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. A altitude de 1.000 metros proporciona um clima frio, que faz com que haja grandes variações de temperatura entre o dia e a noite, propiciando uma maturação lenta das uvas com alta concentração de cor e taninos. Os vinhos são envelhecidos em barricas novas de carvalho americano, separadamente o Cabernet Sauvignon do Merlot, por um período de 10 meses. Depois é realizado o corte e logo o vinho é engarrafado, permanece envelhecendo na própria garrafa por mais um ano antes de ser comercializado.

Cor rubi intensa com reflexos púrpura. Aroma complexo de frutas negras, ameixa, chocolate e da madeira provinda do envelhecimento. Encorpado com taninos marcantes, apresentando uma leve adstringência, com um final bem prolongado.

Um vinho potente, mas gostoso, que pode ser guardado por um bom tempo. Cuidado na harmonização, para mim vai bem apenas com carnes vermelhas, mas claro, isso é uma questão bem pessoal. É aconselhável que o vinho respire ao menos 30 minutos antes de servir. Seu preço também é “potente”, na loja própria da Miolo está R$ 48,00, mas vale!

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, é um dos melhores que conheço.
    Abraço
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Nossa Paulo, muito obrigado!
    Espero que vc venha ler os posts sempre que seja possível.
    Abraço
    Silas

    ResponderExcluir
  3. Realmente muito bom o teu blog!

    Já devo ter experimentado uns 60% dos vinhos que tu postou aqui e concordo que a imensa maioria seja de vinhos realmente bons.
    Sempre tive curiosidade em experimentar este RAR, receoso pelo valor e questões de custo/benefício.
    Certamente irei provar agora!

    Abraços e continua com teu blog que como disse é muito bom!

    Daniel

    ResponderExcluir
  4. Daniel, muito obrigado mesmo!
    É bom saber que as opiniões estão "batendo".
    Quanto ao RAR é bom vinho sim, mas como eu disse no post, ele é meio complicado de harmonizar.
    Espero que vc continue visitando o blog.
    Um abraço.
    Silas

    ResponderExcluir