Finca La Linda Cabernet Sauvignon 2006 da Bodega Luigi Bosca.

Esta semana percebi ao degustar esse vinho que eu estava com um enorme paradigma, vinho argentino tem de ser Malbec. Que nada, lá também existem excelentes Cabernets, E aqui está um bom exemplo disso, o Finca La Linda é muito gostoso, e tem um preço legal em relação a sua qualidade, menos de R$ 30,00.

Cor púrpura intensa. Aroma de amoras e especiarias. Acidez boa. Persistente na boca, intenso. Taninos macios resultantes dos seus 3 meses de envelhecimento em carvalho francês e americano, as barricas são de segundo uso. Esse vinho me atentou que a partir de agora quando for tomar um vinho argentino, devo observar muito além dos Malbecs.

Comunidade de Luján de Cuyo de onde vem o Finca La Linda, fica a 15km ao sul de Mendoza. Altitude de 960m sobre a encosta leste da montanha. Proprietária do vinhedo desde 1905, a Bodega Luigi Bosca tem sua história iniciada pelo espanhol nascido em Navarra, Leôncio Arizu que chegou a Mendoza, com seus pais, aos sete anos. Passando a adolescência em meio aos vinhedos, logo acalentou o sonho de elaborar seus próprios vinhos. Trabalhando de sol-a-sol, conseguiu seu intento aos 25 anos, quando se tornou gerente da cantina familiar. De seu casamento com a espanhola Juana Larrea nasceram cinco filhos. O penúltimo, Saturnino Arizu Larrea, deu um impulso inovador à vinícola paterna, modernizando e ampliando-a. Fundou então a empresa da família Arizu, com o nome de Bodega Luigi Bosca. Além da sede, ela inclui agora cinco outras propriedades.

2 comentários:

  1. Estive em Buenos Aires em dezembro e degustei um Tempranilo, também uma boa opção.
    Excelente custo x benefício.

    ResponderExcluir
  2. Definitivamente, a melhor opção custo benefício!! Eu amo Finca La Linda, Malbec. Não falta na minha casa.
    Helena

    ResponderExcluir