Don Román Rioja, fácil de agradar!

Don Román 2006 é um tinto espanhol da região da Rioja para consumo jovem, feito com 90% de Tempranillo e 10% de Graciano. Pouco mais da metade do vinho passa pelo processo de maceração carbônica, o mesmo usado na produção do francês Beaujolais Nouveau.

Envelhecido por apenas 3 meses em carvalho norte-americano e nove meses em garrafas. Apresenta cor vermelho-rubi, aromas frutados e de baunilha. Possui boa estrutura e complexidade, agradável e intenso, boa acidez, simples, mas gostoso.

Em resumo um vinho de boa qualidade com preço em torno R$30,00. Um vinho correto, bem estruturado e leve, mas bem elaborado. Fácil de agradar é um vinho muito interessante e curinga numa reunião de amigos.

14 comentários:

  1. Olá Silas,
    Estou com dois desses em casa, que ganhei no final do ano. Abrirei em breve.

    Abraços,
    Fabiana

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabiana, seja bem vinda ao nosso blog!
    Se for possível, após tomá-los registre aqui sua opinião sobre esse vinho!
    Saúde!
    Silas

    ResponderExcluir
  3. Belissímo vinho pelo preço e sempre um coringa para se ter em casa pois, afora muito saboroso, é fácil de harmonizar. Uma das melhores relações Qualidade x Preço x Prazer abaixo de R$30 que há no mercado e, de Rioja, não tem pra ninguém. Salute e segue nessa balada, gostei!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. João que honra! Vc tem sido meu guru desde os meus primeiros goles dessa bebida que aprendi a apreciar! Esse meu humilde blog, foi inspirado no seu ótimo (o melhor) blog de vinho que conheço! Até mesmo esse vinho que aqui está, o Dom Roman, conheci através de suas dicas, tomei e gostei!
    Se me permitir continuarei me espelhando em vc, e montando meu blogzinho aos pouquinhos para me divertir e aprender um pouco mais sobre os prazeres dos vinhos!
    Muito obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  6. adorei ocomentário simples prá leigos, muito obrigada!Silas, m ajudou a escolher.

    ResponderExcluir
  7. Comprei este vinho sem conhecê-lo. Foi uma bela e agradável surpresa. Recomendo para quem quer fazer bonito gastando pouco.

    ResponderExcluir
  8. Oi Silas, estou tomando no momento um de 2006 e não gostei: achei bem ácido, até um pouco azedo... teria que tomá-lo mais jovem ou este vinho é assim mesmo? Estou acostumada e adoro os bons vinhos argentinos, de preferência Malbec. Mas tomei recentemente o Tribal ( sul africano) e adorei também.
    abcs,Helena

    ResponderExcluir
  9. Oi Helena, estranho essas caracteristicas que vc descreve, não são comuns nesse vinho, muito pelo contrários sua acidez é muito boa! Essa garrafa estava bem armazenada? A rolha estava ressecada?
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. eo vinho relação custo beneficio e qualidade

    ResponderExcluir
  11. Silas, como eu ganhei o vinho pode ser que a pessoa não tenha armazenado de forma adequada. Não achei que a rolha estava muito ressecada, de qualquer forma, deixei a garrafa guardada na horizontal quando ganhei. Então talvez não tenha percebido que ela já estivesse ressecada antes.
    Helena

    ResponderExcluir
  12. Oi silas,sou Pernambucana,Ganhei este vinho no ano passado e adorei, mas não sei quem distribui aqui em Recife.Você saberia indicar alguma distribuidora daqui ?

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    comprei uma garrafa, estava bem armazenada, a rolha não está ressecada. Mas que vinho ácido!!!
    Ana Cristina

    ResponderExcluir
  14. Olá Cristiane, degustei o Don Román 2008 em Maceió onde resido. Achei o vinho bem equilibrado, com corpo médio.Mas,não percebi nenhum sinal decorrente da madeira. Aqui paguei 46,00 pela garrafa.
    Pernambucano como você, costumo ir sempre a Recife, onde encontro bons preços na RM (Recife Mercantil) e na Ingá bebidas.
    O blog é bom demais da conta.
    George

    ResponderExcluir