Cono Sur Pinot Noir 2007, muito bom, mas sem comparar com Borgogne.

A casta Pinot Noir, teria-se originado na Bourgogne, fruto do trabalho de pesquisas dos dedicados monges cistercienses, que cruzaram duas espécies conhecidas como "Pineau", por sua forma de pinha e "Noirien" em razão de sua cor cinzenta, nascendo assim uma Pineau Noirien que se tornaria a Pinot Noir, que se expressa de maneira única e majestosa apenas na Bourgogne. As experiências no chamado Novo Mundo com essa casta resultam em ótimos vinhos, mas distantes de sua tipicidade, notadamente na estrutura e na elegância. Fazer vinhos Pinot Noir fora de Borgogne não é fácil, pois é inevitável comparação com o resultado obtido lá, isso certamente torna a vida de que produz, por exemplo, no Chile, muito mais difícil.

A Cono Sur foi fundada em 1993 pela gigante Concha Y Toro com visão para a produção de vinhos premium, expressivos e inovadores, que demonstre o espírito do Novo Mundo. O nome faz referência a sua origem geográfica. Desde o começo a Cono Sur aplica novas idéias e tecnologias nos tradicionais métodos enológicos, a fim de criar vinhos inovadores e de qualidade.

O Cono Sur Pinot Noir tem cor grená, com halo de cor de telha. Lágrimas em abundância. Boa intensidade aromática, com presença de frutos vermelhos com notas florais. Um vinho leve e delicado, como deve ser um Pinot Noir. Taninos muito macios e acidez moderada. Álcool presente, mas sem desequilibrar o conjunto. Final médio. Seu preço em promoção no Carrefour R$ 19,90, um vinho que não é exuberante, mas vale conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário