Anakena Ona Syrah 2009.

 
Atuando no mercado há 15 anos e com produção anual de 350 mil caixas, as vinhas Anakena possuem um solo com proporções similares de areia e argila nos primeiros 100 milímetros, seguidos por pedras com excelentes condições de drenagem. O clima é parecido com o mediterrâneo, com invernos frios e 20 graus de variação de temperatura entre o dia e a noite no verão, o que permite a maturação lenta das uvas. 

As folhas são arrancadas das uvas antes da colheita, o que permite com que o sol penetre proporcionando sabores de frutas frescas e aromas mais fortes. Depois as uvas em maturação ideal são colhidas à mão, e caroços removidos sem esmaga-las. O vinho é envelhecido de 14 à 16 meses em Carvalho Francês, sendo 40% de primeiro uso. 

O nome dessa linha é uma homenagem aos Onas, que foram os primeiros habitantes da Tierra del Fuego na Patagônia do Chile. Eles ficaram longe da civilização por mais tempo do que qualquer outro grupo indígena, mantendo o seu espírito intacto durante séculos. 

Esse Syrah da Anakena é muito aromático, com notas de amoras, baunilha e chocolate. Possui cor violeta intenso. No palato é macio e generoso, com presença de especiarias devido ao envelhecimento em barricas, taninos redondos e final longo. 

Vinho potente que para harmonizar vai requerer um prato a altura, recomendo carne vermelha, de preferência mal passada. Seu preço varia muito, encontrei esse aqui por um preço bem generoso, R$ 53,00 na One Wine (www.onewine.com.br), em outras lojas estava bem acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário