Bertani Valpolicella Ripasso 2007.

Essa semana estive na tradicional degustação da Cantina Matterello, realizada sempre às terças nesse excelente restaurante do expert Vitor Lotufo. Foram degustados vinhos da região de Valpolicella, no Veneto, Itália, todos os vinhos eram do produtor Bertani.

Dentre os vinhos, destaco o Valpolicella Ripasso com o corte de Rondinella e Corvina, esse Valpolicella é enriquecido pelo “ripasso”, que é uma maceração do vinho pronto sobre o bagaço e cascas não prensadas de uvas utilizadas para a produção de Amarones, que é o vinho mais nobre da região, iniciando assim uma segunda fermentação por uma semana, além disso, é acrescida uma pequena parcela de uvas pacificadas. O amadurecimento é em carvalho por 15 meses.

O vinho possui cor púrpura intensa. Aroma de frutas negras, em destaque ameixa, notas de especiarias e um leve floral. Possui corpo médio, ótima acidez e com final equilibrado. Um vinho tipicamente gastronômico, harmoniza muito bem com carne assada e massa com molho vermelho. Seu preço é R$ 48,00, totalmente aceitável para esse ótimo vinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário