É fácil combinar queijos e vinhos?

Queijo e vinho parece ser a combinação ideal, e é verdade que uma seleção de bons queijos acompanhada por um bom vinho pode ser uma experiência muito agradável, especialmente no Inverno. No entanto, na prática, escolher um vinho para combinar com uma seleção de queijos pode ser uma tarefa bastante complicada.

Alguns queijos são muito fortes e acabam se sobrepondo a quase qualquer vinho. Outros combinam melhor com vinhos brancos do que com tintos, pois pedem vinhos de maior acidez, para contrabalançar a gordura e a textura macia e cremosa. Os queijos muito frescos também pedem vinhos brancos mais frescos. Já os queijos azuis como o forte Gorgonzola ou Roquefort, vão melhor com tintos mais encorpados. Por isso não é tão fácil escolher um único vinho para combinar com uma ampla seleção de queijos.

No entanto, os famosos “queijos e vinhos” que muitas pessoas organizam no Inverno, também costumam ser ocasiões mais informais, animadas por uma boa conversa, de forma que também não é necessário se ater a combinações extremamente rígidas e precisas. Nesses casos, basta escolher um vinho de boa relação qualidade/preço, como tantas boas opções do Novo Mundo, por exemplo. Servir um pouco de frutas secas e pães variados também ajuda bastante na combinação com os queijos.

Nessas ocasiões menos formais não é necessário ser excessivamente purista, ainda que a harmonização em alguns casos não seja a ideal, dificilmente será desastrosa. Bons queijos e bons vinhos são sempre uma delícia. Escolha com um pouco de bom senso e sem muita preocupação, e aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário