As nuances de cores dos vinhos rosés de Provence.


O ritual de degustação geralmente começa por observar a cor de um vinho. Portanto a visão nos da a primeira impressão e a primeira sensação sobre o vinho que iremos degustar. A simples visão de vinho em uma taça predispõe um julgamento e uma previa identificação do que se irá beber.

Dessa forma a observação da cor ocupa um lugar de destaque na prova, porém quando falamos de vinhos rosés que possuem uma gama de cores muito variada, essa avaliação fica mais difícil. Essa característica dos vinhos rosé levou ao Centre de Recherche et de l'Expérimentation sur le Vin Rosé de Provence na França a pesquisar e formalizar as nuances das cores do vinho rose de Provence, criando assim um “pacote educativo” que representa as principais cores dos vinhos de Provence, isso foi uma criação original do Centro du Rosé.

A cartela de cores que foi criada é um repertório que nos permite descrever com precisão a cor de um vinho rosado. Esse gabarito, na sua forma atual não tem a pretensão de ter todos os tons de roses dos vinhos. Ele corresponde às cores principais encontradas na Provence.

Nove cores principais foram selecionadas e associadas a um descritivo que facilitasse sua identificação. Dentre os muitos termos gerados por um painel de degustação, alguns foram selecionados por um comitê de especialistas. Dessa forma os nomes foram finalmente selecionados: groselha, casca de cebola, tijolo, framboesa, carne, rosa, salmão, mármore rosa e coral. Essas cores visíveis sob a forma líquida (veja a foto das taças acima), podem ser transpostas para o gráfico de cores padrão (veja abaixo) que você encontrará no site do Centre du Rosé.
Clique na imagem para ampliar

Um comentário:

  1. Legal Silas, so falta o link do site dos Vinhos de Provence no Brasil: http://vinhosdeprovence.com.br/
    Valeu
    Raphäel

    ResponderExcluir