Antawara Blend Syrah/Carignan 2009.

Situado a cerca de 250 km ao sul da capital chilena, é neste vale que ficam as instalações da Antawara, jovem bodega pertencente ao grupo Mosaïque Vinhos. Antes de fixar-se ali, em um terraço aos pés do maciço andino, com vista privilegiada das planícies, a empresa realizou um profundo estudo científico de solos e microclimas nos diferentes vales chilenos, visando a escolher as melhores áreas e variedades para a produção de vinhos de alta gama. Como resultado, adquiriu vinhedos não só naquele local, mas em outras zonas tradicionais como Colchagua e Maipo, ou em outras recentemente descobertas, como Limarí e San Antonio.

A bodega ainda investiu em modernos equipamentos de vinificação e na compra de barricas francesas e americanas, para a produção de suas duas linhas: Blend, composta de três tintos – mesclas de Cabernet Sauvignon/Carménère, Merlot/Cabernet Franc e Syrah/Carignan, com passagem por seis meses em barrica –, e a Antawara Valle Collection, com os excepcionais varietais Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon, Carménère e Syrah. Excetuando-se o Sauvignon Blanc, todos os tintos são fermentados em tanques de aço inoxidável e amadurecem durante doze meses em barricas de carvalho francês de primeiro e segundo usos. Todos os rótulos da linha Blend são vinificados separadamente na cidade de Paine. Já a segunda, na cidade vizinha de Buin, na adega da Viña Lafken, a apenas 45 minutos da capital chilena.

O corte que degustamos foi elaborado com 70% Syrah e 30% Carignan. Durante seis meses, 30% do vinho estagiou em barricas de carvalho francês de segundo uso. Possui cor púrpura escuro. Aromas intensos de frutas negras com notas de tostado, chocolate e especiarias. Boa acidez, boa concentração, taninos presentes, mas domados, ótima expressão e longa persistência.

Um dos melhores vinhos bons e baratos que tomei nesse ano, seu preço é R$ 44,00 na Vinissimo (www.vinissimo.com.br), muito bem pago nesse excelente vinho! Harmoniza bem com costela de boi, picanha e pizza com cobertura de embutidos. Recomendo deixar o vinho respirar uns 30 minutos antes de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário