Um pequeno resumo de como se faz um vinho.


Existem práticas obrigatórias na viticultura: é necessário preparar o solo e escolher as castas a plantar, podar e guiar o crescimento das videiras, evitar doenças e pragas e, se necessário, regar a vinha. Antes de iniciar a plantação da vinha deve-se elaborar um estudo ao solo e clima do local, de modo a perceber quais as castas mais adequadas ao local e quais as práticas a utilizar na cultura da vinha.

O solo é um elemento decisivo na escolha do local de plantação da vinha, pois é a partir dele que a vinha vai receber a sua alimentação. Assim, antes de iniciar a plantação é preciso realizar alguns trabalhos de preparação e adubação do solo. Para a videira se desenvolver corretamente é necessário que a raiz tenha espaço no solo para crescer. É importante que se aumente a drenagem interna dos terrenos e o poder de retenção de água no solo. Além disso deve-se proceder a análise de solos para determinar quais os elementos que devem ser enterrados em profundidade para constituírem uma boa reserva de nutrientes.

As castas são variedades de uma videira e devem ser selecionadas de acordo com o solo, o clima e o tipo de vinho a produzir. A mesma casta origina vinhos completamente distintos de acordo com o solo e clima, embora possuam alguns componentes aromáticos que persistem independentemente desses fatores. Em cada região demarcada existem castas recomendadas que se destacam devido à sua elevada qualidade, excelência e adaptação local à produção de vinhos.

A data de iniciar a vindima é determinada de acordo com o estado de maturação das uvas e as condições climatéricas. À medida que os cachos amadurecem, a acidez dos bagos diminui e os teores de açúcar aumentam. É possível fazer análises por amostragem e procurar determinar a data da vindima em função da acidez e do grau de álcool previsível. Em relação às condições climatéricas, é desejável que não chova, já que a água e umidade absorvida pelos cachos é transmitida para o vinho.

A boa qualidade das uvas é uma condição essencial para a elaboração de vinhos de qualidade, mas não a única. É essencial controlar a forma de transportar as uvas, selecioná-las, controlar as cubas onde o mosto fermenta, realizar operações enológicas necessárias e decidir quanto tempo o vinho ficará em estágio.

Ainda que a história de um vinho comece na vindima e termine na garrafa, os métodos para produzir um vinho diferem. Na elaboração de vinho branco é essencial retirar as peles dos bagos e qualquer parte lenhosa do cacho, por outro lado, nos vinhos tintos as peles ricas em taninos e pigmentos são utilizadas na fermentação e fundamentais para criar vinhos com boa cor e complexos. Os vinhos roses podem ser elaborados através de métodos semelhantes aos do vinho branco ou tinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário