Sozo Pinot Noir 2010.

Continuando com os meus destaques da Expovinis. Gostei muito de conhecer vinícolas menos conhecidas, e a Sozo Vinhos me agradou muito. Seus vinhedos estão localizados nos Campos de Cima da Serra em Monte Alegre dos Campos (RS), a uma altitude de 1000m. A amplitude térmica nessa região no verão e outono, época da maturação das uvas, acaba determinando noites frias e dias ensolarados, o que resulta em uma ótima qualidade das frutas. As colheitas tardias em relação às regiões tradicionais, determinam uma boa concentração de açúcar e manutenção dos taninos, permitindo assim elaborar vinhos encorpados e harmônicos ao paladar.

Degustei um Pinot Noir Reserva da safra 2010, que estagiou por 6 meses em barricas novas de carvalho francês. Sua cor é um rubi tradicional do Pinot, brilhante. Possui um suave aroma frutado, lembrando cereja, destaco também um discreto toque floral. Vinho leve, com acidez proeminente, taninos presentes, mas redondos, em taça evoluiu bastante e ajudou também no equilíbrio. Por esse motivo recomendo deixá-lo respirando uns 20 minutos antes de servir.

Como todas as vinícolas pequenas do sul, a Sozo também tem problemas de distribuição, procurei via internet e achei esse Pinot Noir Reserva em poucos site, no Vinhos & Vinhos, a safra 2009, está saindo por R$ 38,00, um bom preço para um vinho bem interessante, principalmente para mim que era uma novidade. Esse vinho harmoniza bem com uma massa com molho vermelho ou bolonhesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário