Pequeno Pintor Tinto 2007.

A Sociedade Agrícola da Sossega, proprietária do Monte do Pintor, foi constituída em 1991. Situado perto da Igrejinha, na região de Arraiolos, tem uma área aproximada de 30 hectares de vinhas. O clima desta região é IberoMediterrânico. Caracterizado por verões quentes e secos, com elevadas amplitudes térmicas e uma insolação de aproximadamente 3.000 horas/ano. A precipitação, concentrada nos meses de Inverno, é da ordem dos 600 mm/ano.

O Pequeno Pintor é um vinho regional de Alentejano. Elaborado com as tradicionais castas da região a Trincadeira e Aragonêz conjugadas com Alicante Bouschet. Possui cor Rubi com reflexos violáceo. O aroma é complexo, frutas negras, ameixa e amora em destaque, notas de pimenta e ao fundo um leve aroma de flores. O vinho é encorpado, reforço vindo da presença da Aragonêz no corte, equilibrado, boa acidez, taninos presentes, mas domados e boa persistência. O vinho foi envelhecido em barricas de carvalho francês por um período de 6 meses, conferindo-lhe uma maior estrutura e elegância.

Possui um rótulo “estiloso” de autoria do escultor português João Cutileiro. Vinho gostoso, com “personalidade”. Custou R$ 46,00 na adega do Makro, em minha opinião um vinho de padrão superior ao preço pago; o Pequeno Pintor passa fácil para a galeria dos “Vinhos Bons e Baratos!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário