Os defeitos do vinho.

O principal defeito que atinge os vinhos é o "bouchonné" ou “sabor a roIha". Bouchonné ("roIhado" em francês) se refere a um gosto de mofo que, embora não cause nenhum dano a saúde, é extremamente desagradável e pode atingir qualquer vinho, até mesmo os melhores. Na verdade, o problema está nas roIhas de cortiça e não no vinho.

Elas podem ser contaminadas por um fungo, a principio imperceptível, mas que acaba alterando o sabor da bebida. Uma porcentagem bastante pequena das garrafas apresenta este problema. Se você estiver na dúvida, espere alguns minutos com o vinho no copo. Com o tempo, o gosto de rolha tende a ficar insuportavelmente forte e é inconfundível. As roIhas sintéticas não são atingidas por este fungo.

Outro defeito que o vinho pode apresentar e estar avinagrado, com gosto de vinagre, o que se deve a uma oxidação prematura. Normalmente, estas são as únicas duas razões para se devolver um vinho em um restaurante, e tendem a ocorrer com uma frequência bastante baixa. Infelizmente, em nossa experiência, a maior parte das garrafas que são devolvidas em restaurantes estão em perfeito estado, e são devolvidas apenas para "impressionar", o que certamente não é a atitude de um enófiIo bem informado.

Fonte: Mistral

Nenhum comentário:

Postar um comentário