Meia Pipa 2007.

A empresa Bacalhôa Vinhos de Portugal foi fundada em 1922, sua atividade focalizou-se na compra de uva à viticultores de Palmela, destinada à produção dos mais famosos vinhos da região. No final dos anos 70, António Francisco Avillez tornou-se o maior acionista da companhia, conduzindo os seus destinos de forma dinâmica. Em 1982, iniciou-se uma nova fase da vida da empresa, com o desenvolvimento de marcas próprias. Mais recentemente, a empresa se associou ao prestigiado grupo “Lafite Rothschild”, na vitivinícola “Quinta do Carmo”.

A Bacalhôa tinha anualmente lotes pequenos de vinho tinto de alta qualidade, mas sem destino específico. Este vinho era normalmente lotes das castas Cabernet Sauvignon e Castelão da região Terras do Sado. Foi decidido em 1986 lotear estes vinhos e colocá-los em meias pipas de carvalho, o que deu origem ao nome da marca. O resultado foi tão positivo que de alguns anos para cá sua produção tem crescido à escala de uma das marcas importantes da empresa.

O Meia Pipa é produzido a partir das castas Syrah (33%), Cabernet Sauvignon (34%) e Castelão (33%). O vinho estagiou durante 12 meses em barricas de carvalho Allier. De cor rubi intensa, apresenta aromas e sabores de frutas vermelhas, com notas de menta e especiarias. Os taninos suaves e finos estão bem presentes conferindo uma estrutura longa e complexa, apresenta um excelente equilíbrio entre os aromas característicos das castas e a madeira, com uma longa persistência gustativa. Este vinho tem um ótimo potencial de envelhecimento em garrafa. É o acompanhante ideal de pratos de carne e queijos. Esse vinho está saindo por R$ 47,00 no Rei dos Whiskys; vale, pois é um excelente vinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário