Freixenet Cordon Negro Brut.

Situado no alto Penedés (Espanha), o vilarejo de Sant Sadurni D'anoia é considerado a meca dos cava, dos mais primorosos espumantes espanhóis. A região da Catalunha a apenas 50km de Barcelona é onde estão concentradas mais de 90% de toda a produção do país.

A história de Sant Sadurni está ligada ao espumante desde 1872, quando as primeiras cavas foram elaboradas por Josep Raventos da Cordoniú (a bodega espanhola com maior volume de produção). Seguindo as técnicas francesas para a elaboração de champagne (segunda fermentação na garrafa), utilizou-se o nome Cava em função da proibição da utilização do nome champagne fora da região demarcada da França. Em 1887 a mesma praga que assolou os vinhedos franceses (a filoxera), acometeu a região de Penedés, perdendo toda a produção do vinho catalão.

Através da grande luta por parte dos produtores da região, houve uma ampla reformulação dos vinhedos. Hoje Sant Sadurni é a capital da Cava, com mais de oitenta bodegas em funcionamento. Embora o método de elaboração seja o mesmo do Champagne, as duas bebidas são completamente diferentes.

A Cava é elaborada com três variedades de uvas espanholas: a uva Macabeo, responsável pelo aroma frutado; a Xarello, responsável pela potencia e corpo, e a Parellada, a mais delicada delas, com toques de elegância e suavidade. Após os vinhos engarrafados, os mesmos permanecem nas caves subterrâneas por no mínimo 9 meses para a formação do bouquet do espumante e; posteriormente, após todo o processo da retirada das leveduras da garrafa; as mesmas são arrolhadas definitivamente e enviadas à comercialização.

A Cava Freixenet Cordon Negro Brut é elaborada com 40% de Parellada, 35% de Macabeo e 25% de Xarello. Muito leve e possui grande frescor. O elevado teor da uva Parellada no coupage e a fermentação com temperatura controlada de 12 ºC lhe conferem aromas finos e intensos, predominando os frutais. Sua coloração é amarelo palha e brilhante. Sua borbulha, fina e persistente, forma uma excelente coroa. Tem paladar limpído, leve e com elegante e ampla via retronasal. Ideal para acompanhar frutos do mar, risotos e carnes brancas. Seu preço é R$ 49,00 no depósito Imigrantes de Bebidas (www.imigrantesbebidas.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário