Camembert e Brie: os queijos mais famosos da França.

O Camembert da Normandia e o Brie de Melun são os exemplos mais conhecidos e a inspiração das variações produzidas no mundo inteiro. Os queijos brancos moles têm geralmente uma crosta branca , textura entre ligeiramente granulosa e quase fluída, bem como um maravilhoso aroma de cogumelos; os mais fortes tem sabor de sopa cremosa de cogumelos silvestres com o toque apimentado de dente-de-leão no final, e um aroma terroso. Quando feitos com leite de ovelha, eles têm uma doçura sutil, enquanto aqueles feitos com leite de cabra têm gosto de amêndoas.

As variedades industrializadas têm em geral uma casca grossa e aveludada que mais parece um invólucro do que parte integrante do queijo. Pelo contrário, nos produtores artesanais se desenvolve uma crosta branca mais fina que pode estar colorizada por pigmentos avermelhados ou manchas amarelas ou cinza de bolor. Como a cobertura evita que estes queijos ressequem, o processo de cura torna-se mais acelerado.

Estes queijos podem ser feitos com leite de vaca, cabra, ovelha, búfala e até de camela. A cor varia de absolutamente branca quando feito com leite de cabra à amarelo-manteiga se feito de leite de vaca.

O Camembert de Normandie AOC é um dos queijos mais famosos da França e teria sido criado em 1791 por Marie Harel, esposa de um fazendeiro de Camembert. Segundo as normas da AOC, outorgadas em 1983, o queijo deve ser feito com leite cru. Seu sabor é frutado, com ligeiro aroma de cogumelos e bolor. Sirva-o com vinhos tintos elegantes e frutados da Borgonha ou de Côtes-du-Rhône.

O Brie de Melun AOC diferentemente dos outros Bries, a coagulação da coalhada neste queijo de leite de vaca é muito lenta, pois ela depende muito da fermentação láctica e não do coalho. Isso dá como resultado uma coalhada muito espessa e, finalmente, uma casca branca grossa com pigmentos e bolores amarelos e marrons. Quando totalmente curado adquire um sabor muito frutado e uma forte fragrância de fermentação. Pode ser combinado com todos os vinhos tintos da Borgonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário