Entendendo de onde vêm os aromas que só os experts sentem nos vinhos.

É importante saber que, tudo de bom e ruim que acontece com a uva antes desta se transformar em vinho vai determinar a variedade, a complexidade, os tipos de aromas e sabores que vão surgir na taça. Também é de suma importância atinar para o fato de que o olfato e o paladar são sentidos individuais e a percepção depende, inclusive, da memória olfativa de cada um. Aqui vão algumas dicas para se iniciar no mundo mágico do reconhecimento dos vinhos.


Aprendendo a cheirar

1- Para reconhecer cheiros (aromas) presentes nos vinhos, é preciso ter um conhecimento prévio do aroma, para isso deve-se prestar atenção em todos os aromas que te cercam, uma boa dica é ir a um mercado de frutas, feira, casas de chá, mercado de flores e raízes para garrafadas e etc, pois só assim você será capaz de reconhecer um aroma. Não é possível reconhecer o aroma de café torrado sem tê-lo sentido alguma vez na vida.

2- Pegue um bom Pinot Noir chileno. Gire a taça para oxigenar o vinho e liberar os aromas. Se a taça for mais fechada na borda que na base, os aromas ficarão concentrados no loung entre o vinho e seu nariz. Introduza o nariz lá dentro e aspire atenta e lentamente. Você sentiu algo que parece morango e violetas? Esses aromas, típicos de vinhos jovens, são produzidos pela própria uva (aromas primários). Isso porque a uva, sendo parte do reino vegetal, é sócia das mesmas estruturas químicas das outras frutas, legumes e ervas. A Cabernet Sauvignon, por exemplo, tem o mesmo composto químico que nosso nariz pode associa ao pimentão verde.

3- Olhe para sua taça e imagine que há camadas com dezenas de aromas. Lá no fundo existem alguns que só vão aparecer mais tarde: à medida que o vinho reage com o ambiente, e os aromas mais escondidos vão aos poucos aparecendo. Sentiu algo parecido com madeira ou, mais precisamente carvalho? Isso vem dos próprios barris onde o vinho foi fermentado ou envelhecido - estes aromas são os secundários, aqueles que o vinho ganha com os diferentes métodos de vinificação.

4- Agora vamos aos aromas terciários, que vêm com o tempo de envelhecimento. São aromas muito sutis, profundos, difíceis de perceber.
Alguns aromas que você poderá perceber em vinhos são: casca de abacaxi, baunilha, alcatrão, cravo, canela, carvalho, caramelo, ameixa, cereja, florais, limão e cítricos em geral, e muitos outros. Esteja pronto pra curtir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário