Simonsig Chenin Blanc 2008, um vinho "curinga".

A vinícola Simonsig foi fundada por Franz Malan em Stellenbosch, uma das principais regiões vinícolas do mundo na atualidade. Sua rota enoturística está entre as 10 mais citadas do planeta, devido à sua esplêndida beleza natural e ao terroir ideal para a produção de diversas uvas viníferas com excelência.

Franz Malan marcou a história vitivinícola da África do Sul. Foi um dos 3 fundadores da rota de Stellenbosch, pioneiro no país no método champenoise, o primeiro a engarrafar um vinho Chardonnay sul-africano, entre outras inovações, como a construção de um vinhedo em forma de labirinto circular, onde cultiva Cabernet Sauvignon de excelente qualidade.

Hoje o aclamado enólogo da Simonsig, Johan Malan e a jovem e experiente Debbie Thompson, eleita a Enóloga do Ano de 2005 na África do Sul, são as estrelas dessa qualificada vinícola, que possui 211 hectares de vinhedos plantados na encosta das montanhas Simonsberg, com média de produção de 8 toneladas/hectare. Cabernet Sauvignon é a mais cultivada, seguida da Shiraz, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinotage e Chenin Blanc.

E é justamente sobre a Chenin Blanc da Simonsig que vou falar um pouquinho. Esse vinho possui cor amarelo esverdeado. Aroma marcante de pêras e damasco, com notas de abacaxi. Um vinho bem equilibrado, com excelente estrutura, sua acidez “refinada” lhe confere uma elegância e um frescor persistente.

O Simonsig Chenin Blanc é um desses vinhos “curingas”, vai bem em diversas ocasiões, bom para ser servido em um coquetel ou até mesmo em um simples happy hour, é um vinho gostoso e muito fácil de agradar! Seu preço está ótimo, apenas R$ 38,70, vale à pena!

Um comentário:

  1. Silas, esse vinho é realmente interessante, seu custo benefício nem se fala! Também comento sobre ele em meu Blog, http://atmosferasentidosdovinho.blogspot.com/2011/01/simonsig-chenin-blanc-uma-tentacao.html Parabéns pelo seu, estou achando bem informativo e matérias de qualidade! Abç,Leticia

    ResponderExcluir