O ciclo da videira.

O plantio e o ciclo de crescimento da videira repetem-se regularmente a cada ano. Saber qual a época exata de plantar e colher é fundamental para a determinação da qualidade da safra e, por conseguinte, do vinho. Por isso, conhecer o ciclo da videira é tão importante para o produtor de vinho, além da sua capacidade de escolher o momento certo para a colheita.

Um ano de vida da videira
A época adequada ao plantio é o período logo após a colheita. Enquanto a preocupação se volta para a produção do vinho, o solo se reestrutura. A temperatura começa a baixar e termina o processo de fermentação para, que, após, o vinho seja colocado nos barris. As folhas da videira envelhecem e caem, enquanto os galhos secam e endurecem. É tempo de podar. A poda ocorre nos meses de inverno e, para a poda, existem técnicas diversas.

Poda
É importante que cada videira seja podada, para garantir a qualidade para a próxima colheita. A poda serve para cortar as partes endurecidas e secas da safra anterior e para preparar a videira para a safra seguinte. Ao podar, é possível saber a quantidade de uva que nascerá.

Primavera
Com o fim do inverno, a temperatura começa a subir, folhas novas e brotos começam a nascer. É o começo da estação. O ar úmido acrescido à luz do sol favorece o rápido crescimento das folhas, flores e frutos. Após cerca de dois meses, dependendo do tipo de uva, local e das condições do clima, há um maior ou menor crescimento e começa o florescimento da videira.

Flores e frutos
Quando as pequenas flores brancas começam a nascer, pode-se notar a qualidade da próxima safra. O clima bonito e suave favorece frutos saudáveis, assim como o nascimento em seqüência regular dos mesmos. Ventos fortes, chuvas em excesso ou granizo diminuem o tamanho dos frutos, originando formações irregulares da planta. As uvas, nessa fase, começam a crescer e a se desenvolver. O tempo quente determina a quantidade de açúcar da fruta, até o amadurecimento, assim como o seu aroma e gosto. Assim o açúcar, a acidez e o tanino dependem dessa fase. Nesse período, é possível contar-se a quantidade de uva e calcular-se o seu peso. Além disso, corta-se o excesso de uvas, deixando-as sobre o solo. Esse processo garante que apenas a uva de qualidade possa amadurecer até a colheita.

Amadurecimento
Quando o processo de amadurecimento chega ao fim, prova-se a uva e seu suco até que se decida o momento exato de colher os frutos. Com a colheita, termina a estação e uma nova recomeça.

Fonte: Adega 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário