Dúvidas sobre que temperatura servir o vinho?

O espectro da temperatura de consumo do vinho é muito amplo, variando em função do tipo de vinho e, também, da temperatura ambiente. Além disso, tem-se que considerar o hábito e o gosto de cada consumidor.

Vinho Branco
A faixa de temperatura para consumo dos vinhos brancos geralmente situa-se entre 4°C e 10°C. Os vinhos brancos jovens e frutados devem ser consumidos com temperaturas próximas a 8°C. Os vinhos brancos mais encorpados, que foram submetidos à maturação pelicular e à maturação em barrica de carvalho, têm suas características realçadas com temperaturas que podem ir até 12°C.
Quanto aos espumantes, eles devem ser servidos a baixas temperaturas, entre 4°C e 8°C. Os extra-brut devem ser consumidos com baixas temperaturas, próximas a 4°C.

Vinho Rosé
O vinho rosé, por ser pouco estruturado, deve ser consumido com temperatura relativamente baixa, entre 8°C e 12°C, situando-se entre os brancos e os tintos.

Vinho Tinto
É noção generalizada que o vinho tinto deve ser consumido a temperatura ambiente. É, evidentemente, uma idéia na maior parte das vezes errônea, principalmente em países tropicais e em regiões com dias ou verões quentes.
A temperatura de consumo do vinho tinto é muito variável, pois está em função de sua estrutura e de suas características. Vinhos jovens e pouco estruturados devem ser consumidos com temperaturas mais baixas, entre 10°C e 12°C; vinhos de estrutura mediana, com temperaturas entre 13°C e 16°C; e os mais encorpados devem ser consumidos com temperaturas entre 16°C e 18°C. O vinho do Porto de guarda deve ser consumido de preferência entre 17°C e 19°C, mas os mais ligeiros a temperaturas entre 12°C e 14°C.
O vinho nem sempre é armazenado a temperatura ideal para o consumo. Se isso ocorrer, adotam-se algumas práticas simples e eficazes. Se ele estiver a uma temperatura abaixo do desejado, recomenda-se deixá-lo a temperatura ambiente até atingir seu ponto ótimo. Se, ao contrário, tiver uma temperatura acima do desejado, pode-se resfriá-lo, colocando-o de preferência em um balde com água e gelo ou no refrigerador.


Fonte: O Sabor do Vinho.
Fotos: Infovine.

2 comentários:

  1. Muito legal, Silas! É legal mostrar que não é porque o vinho é tinto que todos devem ser beebidos na mesma temperatura. Agora, também acho que é difícil ser preciso sempre, ainda mais qndo estamos em casa! Se fossemos generalizar, acho que uns 16, 17 tá bom né? Abs

    ResponderExcluir
  2. Helena, concordo com vc, nem sempre dá pra ser certinho, de uma maneira em geral os tintos pode ser sim em torno de 16°C.
    Obrigado por visitar nosso blog.
    Abraço

    ResponderExcluir