Chile, um paraíso vinícola.

A combinação única de um clima Mediterrâneo moderado e variadas condições geográficas fazem do Chile um lugar ideal para uma produção de variados estilos de vinhos. A vinicultura sustentável é uma escolha lógica e vinhedos orgânicos e biodinâmicos estão em aumento. De fato, alguns dos maiores vinhedos orgânicos estão no Chile, onde a natureza fornece tudo que as videiras precisam para produzir as uvas mais finas que os atuais consumidores de mente ecológica e conscientes de valores exigem.

O clima Mediterrâneo do Chile oferece os verões quentes e secos e os invernos frios e chuvosos que as videiras adoram. A estação de crescimento se revela em dias bem ensolarados e temperaturas que caem consideravelmente a cada noite para criar a grande amplitude térmica que as uvas de vinho precisam para produzir sabores de fruta fresca, acidez definida e, no caso das videiras vermelhas, cor profunda, taninos maduros e altos níveis de antioxidantes.

Não é por acaso que o clima do Chile é tão perfeito para a produção de vinho. Os vinhedos são bastante influenciados pelo efeito frio do Oceano Pacífico e da Corrente Humboldt que começa nas águas gélidas perto da Antártica e sobe até a costa oeste da América do Sul. Curiosamente, quando o efeito da corrente fria Humboldt atinge o linha costeira do norte, ela produz nuvens e neblina, mas causa poucas ou nenhuma precipitação (e assim contribui em fazer do deserto do Atacama o mais seco do planeta!)

A geografia única e as barreiras naturais como o deserto do Atacama ao norte, as Cordilheiras dos Andes ao leste, os campos de gelo da Patagônia e a Antártica ao sul, e o Oceano Pacífico e as Cordilheiras da Costa ao Oeste, protegem os vinhedos do Chile contra pestes e fornece uma grande variedade de tipos de solo, resultando em um vasto mosaico de terroirs que permitem o aumento de uma diversidade de vinhos finos a todos os preços.

Quando se fala de vinho, O Chile não é comprido. porém largo, ao contrário do que um mapa possa sugerir. Não é a distância do Equador que tem o papel dominante na definição do terroir chileno, e sim a proximidade ao Oceano Pacífico e às Cordilheiras dos Andes. O Chile tem uma diversidade de solos e climas bem maior de leste a oeste do que de norte a sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário